Madeira do Avesso

Madeira do Avesso

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Esquerda e direita uma questão de princípios

"Nunca mais votarei num partido de direita"
Palavras de uma amiga minha neste fim de semana.

Após os confrontos ideológicos no período pós 25 de Abril em que as questões direita/esquerda estavam bem presentes nos pensamentos dos portugueses, passou-se para um período de indiferença, pois as politicas estavam bem ao centro, com os partidos do poder PS/PSD com políticas muito próximas, sendo as diferenças muito poucas.

Com o aparecer da crise internacional, o país deixou de ter o crescimento económico que teve desde a entrada na UE em 1986 e foi necessário começar a aplicar planos de austeridade para controlar as contas públicas.

Com estes planos de austeridade começou-se a acentuar novamente as diferenças entre direita e esquerda nas escolhas que os partidos fazem/propõem.

Os partidos de extrema esquerda (PCP e BE) sempre foram muito fiéis aos seus princípios, pondo em causa o funcionamento do sistema  politico/financeiro e a própria integração europeia.

O actual governo PSD/CDS está claramente a governar com políticas de direita, em que a classe trabalhadora é altamente prejudicada, com o agravar dos impostos do trabalho em benefício dos patrões e do capitalismo.
Chegámos ao ponto do CDS se congratular com o não aumento de impostos para imóveis acima dos 300.000 € e nada ter feito sobre os impostos e taxas cobradas às classes mais baixas.

Quando vemos que o governo de direita aumenta a taxa social única para os trabalhadores, sem que estes venham a ter qualquer benefício ao nível de reforma, e baixa aos patrões que pouparão milhões, não havendo quase ganho algum para o sistema de segurança social, não poderemos deixar de reagir! Este foi o maior ataque aos trabalhadores portugueses desde que há democracia em Portugal, em que pela primeira vez na sua história, os salários muito baixos terão um retrocesso!

Como é que se compreende que façam este aumento na TSU, de forma cega, sem olhar aos rendimentos de cada família, em vez de ir pela via dos impostos, com diferenciação nas classes sociais, protegendo desta forma os baixos salários?

Com as políticas de direita, impostas pelo governo PSD/CDS em pouco mais de um ano, tivemos no passado sábado a maior manifestação de que há memória em Portugal, saindo o país todo à rua.

Esquerda - Protege os trabalhadores dos patrões e do capitalismo desenfreado
Direita - Protege o capitalismo, sem olhar aos direitos dos trabalhadores.

Está na altura de começarmos a olhar para os partidos com maior atenção, pois nestas alturas de grandes dificuldades é que vemos qual a opção de cada partido sobre os trabalhadores e sobre o capitalismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário