Madeira do Avesso

Madeira do Avesso

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

O traidor e o corno no poder

Começo agora a escrever estas linhas sem a certeza que até ao fim desta minha escrita, ainda haja governo em Portugal, mas com a certeza que mais algum golpe de teatro irá decorrer neste tempo.


Comecemos pelo início desta novela com 3 personagens principais e muitas secundárias. 
Há um mês atrás Pedro Passos Coelho apresenta ao país as medidas que alteram as regras da TSU. Essas medidas apresentadas em conselho de ministros tiveram o apoio dos ministros dos CDS-PP presentes e com o ministério de  Mota Soares, como principal beneficiário destas graves alterações para os portugueses.
Paulo Portas que encontrava-se fora do país, começa a mandar recados via comunicação social, num golpe de teatro, para o seu parceiro de coligação, colocando o PSD como o único responsável por estas medidas. Daí para cá sabemos o que aconteceu, Cavaco convoca o conselho de estado e lá voltou tudo ao início, com a coligação a salvo após esta primeira traição.

Passado este episódio, vem o ministro das finanças Vítor Gaspar anunciar as medidas de austeridade que haviam já sido discutidas em Conselho de Ministros e que teria preparado com o seu secretário de estado para os assuntos fiscais, Paulo Núncio do CDS. 
Mais uma vez a comunicação social começa a noticiar que o CDS estaria revoltadíssimo com estas medidas e que iria tudo fazer para que houvesse alterações até ao seu fecho.
Maratona após maratona de conselhos de ministros até à manhã do dia da entrega do Orçamento de Estado na Assembleia da República, eis que às 6 da tarde, Vítor Gaspar ao seu lento estilo apresenta o OE praticamente igual ao anunciado dias antes. Este OE aprovado pelos ministros do PSD e CDS é o mais cruel e pior da história da democracia em Portugal e o mais criticado por especialista de todos os quadrantes políticos e que segundo as palavras do ministro, sem qualquer margem para alterações, fazendo com que a AR apenas o possa aprovar ou rejeitar.

Após a sua apresentação começa novamente a guerra na comunicação social entre o PSD e o CDS (os chamado conselhos de ministros na praça pública). Os deputados do CDS desdobram-se em comunicados, mensagens no facebook, aprecem nas televisões e jornais, furiosos pelo desrespeito pela coligação! Segunda traição.

Isto leva-me a colocar várias perguntas:
Paulo Portas, Assunção Cristas e Mota Soares não estavam no Conselho de Ministros onde o OE foi aprovado?
Paulo Núncio, secretário de estado dos assuntos fiscais do CDS não participou juntamente com Vítor Gaspar na elaboração do OE?
Porque é que Passos Coelho não anunciou estas medidas com Paulo Portas ao seu lado de modo a mostrar a solidez da coligação e a comprometer os dois partidos?
Porque é que Paulo Portas permanece num silêncio ensurdecedor? Não se ouve a voz dele desde que fez uma magnífica campanha eleitoral nos Açores na passada sexta feira e que lhe deu grandes resultados!

Por várias vezes o CDS comportou-se como um traidor, que pela frente concorda com as decisões tomadas pelo governo do qual faz parte, e de seguida põe os seus deputados e outros elementos a fazer oposição serrada às suas próprias decisões, colocando o PSD como o odioso e o mau da fita que programou tudo o que há de mau, enquanto o CDS aparece como o elemento que tenta minimizar a situação e como salvador da pátria.
Por sua vez o PSD porta-se como o verdadeiro corno que é enganado vezes sem conta e continua a cair nas mesmas armadilhas do seu parceiro. Apresenta sozinho as medidas cruéis e deixa que o seu parceiro o acuse de não o ouvir e que por isso tem todo o direito a ser traído.

Fui novamente ver se havia novidades relativas à coligação e vejo que Portas cancelou uma viagem que iria fazer com Passos Coelho a Bucareste. Fiquei na dúvida, será o fim do governo ou será mais um golpe de teatro entre o corno e o traidor  Poderiam ter aproveitado os momentos a sós para uma segunda lua de mel, quem sabe se não será isso que lhes faz falta?


2 comentários:

  1. Adorei............a saga continua,com estes políticos que mais parecem três meretrizes a governarem um prostibulo,VERGONHA!!!

    ResponderEliminar