Madeira do Avesso

Madeira do Avesso

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Forças de bloqueio

Hoje o PSD juntamente com o PND e a CDU, coligaram-se chumbando assim as grandes opções do plano da Câmara Municipal do Funchal.
Numa atitude de pura mesquinhez política, sem argumentos válidos por parte de qualquer um desses partidos, juntaram-se e colocaram em causa o investimento municipal para o ano 2015.

Com esse chumbo o PSD mostrou claramente que não quer, tal como não quis no passado, recuperar o Lido, pois sem esta aprovação, não poderão iniciar as obras de recuperação dessa estância balnear tão querida dos Funchalenses. Não só não avançam as obras, como ficam colocadas em causa os financiamentos europeus para essa obra.

Assim ficará o Lido pela mão do PSD, CDU e PND

Do mesmo modo, defendem a continuação da degradação do canil do Vasco Gil. Mais uma importante obra necessária que o PSD sempre adiou e torna a impossibilitar por via deste chumbo.

À espera de melhores condições ficarão os cães no canil municipal

Além destas obras, destaco também o arranque da nova ETAR do Funchal. Mais uma obra necessária não só para a cidade, como poderá o país sair prejudicado ao nível de fundos europeus por ter uma estação de tratamento de águas residuais apenas de tratamento primário. Mais uma obra que não arrancará pela irresponsabilidade do trio PSD/CDU/PND.

A recuperação dos bairros sociais também terão de ser adiados. A CDU que tanto diz lutar por esses bairros, quando chega realmente à hora de decidir, opta por se juntar ao PSD inviabilizando essas recuperações. 
É importante que os moradores desses bairros tenham conhecimento da decisão desses partidos. Promovem a decadência e a miséria. 

Mas não só estas obras são colocadas em questão. 
Os apoios sociais, e ainda hoje foi aprovado o regulamento de recuperação de casas degradadas, também estão colocados em causa. destaco os seguinte programas que poderão ser interrompidos:
Subsídio Municipal ao Arrendamento,
Programa de apoio à recuperação de casas degradadas,
Programa de apoio aos medicamentos,
Câmara à porta
E muitos projectos do novíssimo programa de formação em contexto de trabalho, que está a ter uma procura enorme, também poderão não arrancar, fazendo com que a esperança de muitos desempregados que a ele concorreram se desvaneça.

Também fica suspenso o Orçamento Participativo. Essa grande lição de democracia participativa que os funchalenses deram ao país, está colocada em causa. É pena.

E assim dizem lutar pelo interesse dos funchalenses estes 3 partidos.

O PSD sabe-se bem que, passado pouco mais de um ano ainda não digeriu a derrota e não aprendeu a ser oposição. Uma oposição credível e responsável era isso que se esperaria de um partido com cultura de poder. Optaram pelo caminho do bota abaixo, optaram por ser uma real força de bloqueio.

O PND, que tanto mal disse do PSD, que tanto dizem terem sofrido na pele com as perseguições do regime, quando chega a hora de mostrar que não são iguais a eles, descem ao mais baixo nível com sentimentos reles de vinganças pessoais. Aliás não me surpreende.

Finalmente a CDU. Essa coligação de um só partido (alguém conhece os verdes madeirenses) que é claramente a coligação vodka laranja juntamente com o PSD, tirando votações menores onde ocasionalmente vota favoravelmente, vota sempre ao lado do PSD nas grandes questões. Enfim, tiques de quem só sabe ser do contra. De construtivo nada têm, nem nunca tiveram.

Que não ia ser fácil todos nós já sabíamos, agora com o que não contávamos era com tamanha irresponsabilidade por parte deste trio que bloqueia o funcionamento da Câmara, colocando em causa as grandes obras programadas, os apoios sociais, as questões ambientais, a própria questão animal é completamente ignorada. A democracia participativa sofre também um revés.

Mas cá estaremos para continuar na luta pelos interesses da cidade e dos funchalenses. Vamos até ao fim, vamos criar novos consensos. 

Não posso terminar sem uma palavra aos meus colegas presidentes de Junta de Freguesia que também inviabilizaram o Plano, pois esperava uma atitude mais madura e responsável da parte deles. Sabem bem que não se brinca aos orçamentos e aos planos e sabem bem da dificuldade da sua elaboração. Enfim, fica registada a vossa posição.

Sem comentários:

Enviar um comentário