Madeira do Avesso

Madeira do Avesso

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Sídrome da mentira dos ressabiados

Nos últimos dias vi e li dois destacados políticos regionais, que baseiam os seus discursos nas mentiras e na ofensa fácil, sem concretizar as acusações que fazem, apenas com o intuito de denegrir a imagem de todos aqueles que ousam desafiá-los. 

Falo obviamente de José Manuel Coelho e de Gil Canha. 
Comecemos pelo primeiro e pelo partido que representa, o PTP. 

Há tempos, em conversa, um dos principais responsáveis por esse partido dizia-me que nunca seria pelo PTP que a coligação cairia, mas acontece que a cada semana que passa, esse partido ataca a coligação, quer seja o PS, ou mais recentemente o BE.
Um partido, segundo afirmavam, que tinha, como objectivo, deitar abaixo o PSD. Afinal, o seu único objectivo é deitar abaixo quem está no governo. Quer seja regional ou municipal, independentemente de fazer ou não parte desse poder! Se nos momentos de grande tensão no seio da coligação, que levou à renúncia de três vereadores, o PTP esteve bem, apoiou a coligação (pelo menos assim sucedeu nas reuniões do Grupo Municipal Mudança), com algumas exigências é certo, e sei que alguns dos Deputados Municipais, lutaram até ao fim para que houvesse estabilidade.
Passado pouco tempo, e após a demissão da Presidente da Assembleia Municipal (desejo esse que manifestou desde a primeira sessão da Assembleia Municipal, convém que isto se saiba) houve consenso na escolha do candidato a esse cargo, não havendo qualquer objecção por parte dos deputados do PTP. 
Após a primeira sessão da Assembleia Municipal presidida por Rodrigo Trancoso, onde foi apresentado um voto de protesto sobre os Jardins de Santa Luzia, a Deputada Raquel Coelho, aparece junto a esse jardim a reivindicar louros para o seu partido, quando sabiam bem que essa iniciativa partiu de outro partido.
Começa, assim, aqui o primeiro confronto com o Presidente da Assembleia Municipal, Rodrigo Trancoso, que após criticar essa atitude do PTP, num grupo fechado, vimos o líder desse partido colocar, no seu facebook, a fotografia de Rodrigo Trancoso, juntamente com Bruno Ferreira, que acompanhou essa crítica, de pernas para o ar. Uma atitude lamentável, com parceiros de coligação, já que se aproveitou de informação reservada a um grupo restrito de pessoas, num gesto de ressabiamento, faz essa brincadeira de mau gosto.
Passados uns dias, eis que esse mesmo PTP subscreve uma moção de censura ao Presidente da Câmara, a quem, supostamente, deveria de dar apoio na Assembleia Municipal! Quando aparece um artigo de opinião, escrito por meu pai, Duarte Caldeira Ferreira, militante socialista que muito lutou contra o PSD,  a falar sobre a “coligação” formada com essa moção de censura, PSD-PND (Madeira Velha e Madeira Nova) e PTP, eis que, novamente, surge esse mesmo líder partidário, no parlamento regional, a criticar o autor desse artigo, imaginem lá, num debate sobre incêndios! Acusou autor de ter tido negócio com Jaime Ramos! Enfim mais uma mentira de Coelho, que claro não objectiva a acusação, deixando apenas a dúvida no ar! Novamente atitude de ressabiado! 

Ao estilo de José Manuel Coelho, por esta fotografia, posso deduzir que Jardim e Miguel de Sousa andam de braço dado com Coelho, na famosa coligação PSD-PTP (aqui ainda sem PND)


Passemos agora a Gil Canha. 

O ex-vereador sofre também da mesma síndrome de Coelho, ou seja síndrome da mentira dos ressabiados.
Durante a crise da CMF, Gil Canha teceu duras acusações ao Presidente da Câmara, nomeadamente de que estaria feito com os grandes grupos económicos. Numa reunião entre os vereadores antes da demissão e os deputados municipais, questionei o Vereador Gil Canha sobre quais eram os fundamentos e suspeitas para fazer essa acusação. A resposta foi puro silêncio. É muito difícil defender uma mentira. Ia com o discurso ensaiado e quando começa o contraditório, não sabe como responder, pois está habituado a que, no confronto, todos tenham medo dele, calando-se assim! Lamento, Dr. Gil, não me intimida!
Gil Canha também reage ao mesmo artigo de opinião sobre a coligação PSD-PND-PTP (estou à espera da reação de alguém da parte do PSD para completar a “coligação” Madeira Velha/Madeira Nova) e, numa carta de leitor, começa a desbobinar disparates e mentiras de ressabiados. 
Fala no que iria onerar a CMF a mudança das secretárias do gabinete da vereação, pois é Sr. Dr. Gil, essas secretárias foram mudadas e em nada onerou a CMF, dado terem sido escolhidas dos quadros da própria autarquia! E sabe uma coisa, deixou de haver fuga de informação para ex-presidentes da CMF e demais oposição. 
Sobre o já tão falado episódio das taxas sobre a utilização do mercado, novamente o ex-vereador não diz a verdade. A taxa foi paga e, se calhar, ao contrário de muitas outras, até foi paga antecipadamente. Nunca o PS pediu qualquer isenção dessa taxa! 

Já agora, sobre o tacho que refere do filho e da nora, relembro que o filho foi eleito, a nora também fazia parte da lista de candidatos e deu o seu melhor para a vitória de 29 de Setembro, tendo, inclusivamente suspendido o mandato, para entrar a nova equipa, mostrando bem a sua hombridade, se considera que qualquer cargo de eleito é um tacho, então o Sr. é um grande tachista, pois foi vereador durante quatro anos, ainda que curiosamente, sendo, como diz, tão probo e impoluto não tenha ganho, então, sozinho a autarquia…

E enquanto andam com estes jogos de baixo nível, protegem o PSD, o seu novo amigo de coligação, que assim assiste de camarote à ofensa fácil, onde deixou de ser o visado, ficando à espera do tapete vermelho para a Quinta Vigia, estendido pelo PTP e PND




Sem comentários:

Enviar um comentário