Madeira do Avesso

Madeira do Avesso

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

O descalabro do ministro da economia

Não sendo leitor frequente do Jornal da Madeira, pasquim ao serviço do governo regional e do PSD-M, volta e meia passo por lá os olhos para descontrair e rir com a propaganda governativa ao melhor estilo do ministro da informação do Iraque.

Hoje passei os olhos pelo JM de ontem e chamou-me a atenção um pequeno apontamento jornalístico com o título de 3.000 milhões desperdiçados.

Obviamente que com este título nunca poderia ser uma notícia sobre a economia madeirense, pois se fosse o título seria completamente diferente, louvando a maneira como o governo regional esbanja milhões com disparates, fazendo com que a culpa seja de um fantasma qualquer que percorre os corredores vazios nas noites da quinta vigia.

A notícia propriamente dita não era novidade alguma, mas sim um pequeno resumo do que não se deve fazer ao nível da economia de um país, ou seja, afugentar tudo o que é investimentos privados, que poderiam ajudar a alavancar a debilitada economia portuguesa e a criar empregos que Portugal precisa para inverter a situação aflitiva de muitas famílias.

Nesse apontamento referiam os seguintes casos que o ministro dos pastéis de nata, o amigo Álvaro, conseguiu cancelar:

Complexo turístico do Alqueva,
Fábrica de painéis fotovoltaicos de Abrantes,
Exploração mineira em Torre de Moncorvo.

Só com estes 3 projectos que foram à vida, o país perdeu investimentos na ordem dos 3.000 milhões de euros e 8.000 postos de trabalho!

Além destes 3 casos, o pasquim ainda enumera o abandono da fábrica de baterias para Aveiro, no valor de 56 milhões e 200 postos de trabalho e a fábrica de pás de rotor em Viana do castelo no valor de 55 milhões de euros e 500 postos de trabalho!

Além do valor dos investimentos e criação de postos de trabalho que se perdeu, perdemos também a oportunidade de produzir equipamentos destinados essencialmente à exportação, com óbvias melhorias na balança comercial, assim como deixamos de ter um complexo turístico que iria atrair imensos estrangeiros, contribuindo para contrariar a desertificação do Alentejo!

Será que este governo PSD/CDS não vê que cada Passo que dá, são Portas que se fecham?
Será que esta coligação negativa consegue sobreviver a tanto descalabro governativo?

Mandem lá de volta para o Canadá o Álvaro, que faz mais falta lá do que cá!

Sem comentários:

Enviar um comentário