Madeira do Avesso

Madeira do Avesso

domingo, 7 de abril de 2013

O chumbo

Enquanto espero pela comunicação ao país do primeiro ministro sobre o chumbo do OE por parte do Tribunal Constitucional, fui ouvindo comentadores políticos, as declarações dos diversos partidos e outros como eu que gostam de manifestar a sua opinião sobre o que se passa no país.

Entre os vários sites de notícias que pesquisei, li que Gaspar quer sair do governo. Deve é de levar com ele o primeiro ministro e restantes colegas de governo e assim devolver a palavra ao povo e ir a eleições.

Vi nas notícias que o PSD ficou perplexo com o chumbo e que os apoiantes do governo PSD/CDS tentam, tal qual Alberto João Jardim, pôr as culpas nos outros! Criam leis inconstitucionais e a culpa ou é dos juízes, ou então de quem pediu a fiscalização do OE. Trocando isto por miúdos, o culpado é o Juiz ou então de quem denunciou o crime. A culpa só não é do criminoso!

Li também alguns dizerem que o PS acusa, mas não apresenta alternativas. Há quanto tempo anda o PS a dizer que sem renegociação dos prazos e de taxas de juros, não conseguiremos cumprir os compromissos? Há quanto tempo anda o PS a dizer que o caminho da austeridade é a condenação de Portugal à bancarrota? Há quanto tempo anda o PS a dizer que é urgente estimular a economia e assim fazer crescer e desenvolver o país?

Estão todos aflitos com o corte de 1300 milhões de euros que o governo terá de fazer por ter sido incompetente e ter apresentado um OE inconstitucional, e o drama do desvio de quase 4 mil milhões de  euros nas contas do estado devido à austeridade extrema! Será que ainda não perceberam que têm mesmo de se demitir, pois estão muito além do principio de Peter e há muito que ultrapassaram os limites da sua competência.

Quanto ao PSD e CDS da Madeira, que agora vêm mostrar também a sua indignação pelo estado do país, tenho apenas as seguintes perguntas a fazer. Em quem pediram o voto nas últimas legislativas? Em quem vão pedir o voto nas próximas legislativas?

6 comentários:

  1. Caro Duarte! Já leste a resposta da União Europeia à carta do Seguro???? Infelizmente acho que Seguro não é alternativa. É oco de ideias e de alternativas credíveis. Se fosse António Costa talvez a história fosse outra.
    A única resposta que tem para todos os problemas é renegociar a dívida. A U.E. já veio dizer que os prazos e os objetivos são para cumprir à risca! E agora? Vai ameaçar a U.E. que vai amuar e vai sair da moeda única!? Penso que não é assim tão tonto!? Ele que diga onde cortaria os 4 mil milhões a que somos obrigados a cortam! Apresente alternativas reais à situação e não tenha tanta sede pelo poder, pois penso que assim, infelizmente, o PS não chegará lá! Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Jorge,
      Não li a resposta da UE à carta de Seguro, mas se é assim como diz, só nos resta a opção de bater o pé e exigir a renegociação. Quando um acordo só satisfaz uma das partes, esse nunca será um bom acordo, pois a parte prejudicada mais cedo ou mais tarde irá reivindicar a correcção desse acordo.
      A opção de cortar mais 4 mil milhões, acrescido destes 1300 milhões, só ira aumentar a austeridade, baixar ainda mais a receita e aumentar a dívida, caminhando rapidamente para o incumprimento inevitável.
      Leia as palavras mais recentes de Krugman que afirmou que Portugal será o próximo bumbo da festa e que ou arrepia caminho ou a situação será muito mais grave!
      Uma coisa é certa, este governo com 2 OE inconstitucionais, com o agravar de todas os indicadores, já mostrou a sua grave incompetência e já chegou ao fim do seu caminho!

      Eliminar
    2. Infelizmente o Seguro não é o caminho, nem ninguém da oposição neste momento!
      O maior problema é que nós é que devemos daí ser muito difícil sermos nós a pôr as regras! Até poderíamos dizer que desta maneira não pagaríamos mas se a ameaça de sermos postos fora da U.E. fosse concretizada, seria o nosso fim.......

      Eliminar
  2. Tenha uma coisa em mente, a Europa está muito fragilizada e não pode correr o risco de deixar cair Portugal, daí ser o momento da renegociação!
    Acha que faz sentido os juros de resgate serem diferentes de país para país? temos de exigir um juro igual ao baixo (Chipre). Acha que faz sentido o BCE (que não é um banco comercial) ter lucro (na ordem dos 3.000 milhões €) com os países da UE? Está tudo errado nesta Europa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim que as eleições na Alemanha aconteçam tudo irá melhorar!
      Com sorte a Merkle perde e o próximo veja as coisas de um prisma diferente! Pois não tenha dúvidas de que é ela quem manda na Europa! Ajudamos(Europa) a criar um "monstro"(Alemanha), que agora nos vai atormentar durante muitos anos.
      Infelizmente continuo a dizer que Seguro não é alternativa. E não é. Nem os socialistas acham que é. Basta ver quem são os apoiantes das palavras de Seguro! NINGUÉM!
      O Duarte tem que por o seu ponto de vista partidário de lado e ver que Seguro tem muito que aprender até ser uma alternativa! Ao contrário, se fosse António Costa à frente do PS, por esta altura já era 1º Ministro, pois tem outra estaleca e quando fala sabe o que diz. Não joga ideias ocas para o ar como Seguro o faz. O único azar de A.C. é ter sido ministro de Sócrates, que infelizmente está de volta.

      Abraço Duarte e boa luta!

      Eliminar
    2. felizmente que a Alemanha vai a votos e pode ser que a europa rume novamente à esquerda, na protecção do estado social e na solidariedade entre países. O monstro tal como ele é, e citando palavras do alucinado Berlusconi, se a Alemanha não concorda com os restantes países, então que saia da UE!
      Porque é que deverão de ir todos os países atrás da Alemanha? Há aquele sempre velho ditado: "Quem está mal que se mude"
      Acho A.C. competente, mas tem aqueles estranhos apoios de toda a banca e outros poderosos, o que me leva a questionar a sua capacidade de no futuro afrontar esses poderosos!?
      Seguro está a fazer o que PPC não é capaz de fazer, além de ter apresentado imensas propostas alternativas a esta austeridade, tem andado em conversas com os vários parceiros socialistas europeus, numa clara tentativa de criar um loby capaz de influenciar as grandes decisões europeias. Sozinhos não vamos a lado algum, mas juntos teremos mais força.
      Temos de lutar e manter os braços erguidos, desistir não é solução.
      Abraço.

      Eliminar