Madeira do Avesso

Madeira do Avesso

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Ao encontro dos cidadãos

"Olhar pelas pessoas" Um lema, um pensamento, uma atitude, UMA REALIDADE.

Todos nós temos o dever de participar activamente nos destinos do nosso país, da nossa região e das nossas cidades e, na Madeira, o Funchal vai ao encontro desse dever. O direito e dever que julgávamos que se limitava ao dia das eleições através do voto, foi finalmente alargado.
No passado sábado houve a primeira conferência sobre os orçamentos participativos. Uma grande iniciativa, um compromisso da Coligação Mudança. O processo foi iniciado e qualquer cidadão poderá propor investimentos para a cidade, que posteriormente terá de defender e submeter a uma votação. Os projectos vencedores serão implementados pela Câmara Municipal do Funchal. Isto sim, é participação nas decisões da nossa cidade.

Hoje foi anunciado um passo atrás na revisão do PDM para a cidade, e que passo atrás!

"ainda não está definida uma visão estratégica para a cidade, que integre os contributos dos cidadãos"

" Era necessário haver um debate prévio sobre a ideia que queremos para a cidade e esta é uma oportunidade que temos para discutir a cidade fora de um período eleitoral, com toda a tranquilidade e chamando a sociedade civil, porque um PDM não pode ser feito dentro dos gabinetes ou da Câmara.

"O PDM tem que ser aberto a toda a sociedade e nós queremos que haja essa intervenção das forças vivas, antes da proposta estar fechada e toda formalizada”, justificou o autarca funchalense, que não quer “cometer erros do passado”."

Uma nova maneira de encarar a política, de um modo que a maior partes dos madeirenses nem sabiam que era possível! Sim, é possível. Não podemos delegar ou aceitar que todas as decisões sejam tomadas por uma única pessoa.

Sem comentários:

Enviar um comentário