Madeira do Avesso

Madeira do Avesso

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

As freguesias em Portugal

Regressado de um fim de semana intenso, em Aveiro, em que participei no Congresso da Associação Nacional de Freguesias - Anafre, venho com a sensação que muito há por fazer na defesa da maior proximidade que as pessoas têm com os órgãos de decisão.

Por cá, na nossa Ilha, não houve qualquer fusão, agregação ou extinção de freguesias e por isso mesmo, essa discussão que ocupou uma boa parte do debate, pouco nos dizia, mas não posso deixar de manifestar o meu profundo repúdio por quem unilateralmente dividiu o país a régua e esquadro, sem ter em conta a densidade populacional, a área, as culturas, etc.
Chega a haver um caso caricato com a união de freguesias de Álcacer do Sal, com 916 Km2 , com mais 176 Km2 que a Ilha da Madeira!

É mais uma vez evidente que o governo PSD/CDS, segue o seu autismo, olhando para si próprio, ignorando por completo os restantes órgãos, ignorando as pessoas e ignorando o País.

Logo na abertura do congresso, o Secretário de Estado da Administração Local, António Leitão Amaro, talvez pela sua tenra idade e falta de alguma coerência em saber para quem estava a falar, veio com um discurso, como se os congressistas não dominassem o assunto, que demagogicamente tentou atirar areia para os olhos, anunciando reforço de verbas, como se estas viessem do orçamento de estado! O Estado mais uma vez decidiu cumprimentar com o chapéu alheio, retirou às  Câmaras (muitas delas com graves dificuldades económicas) para dar às Juntas! As Juntas agradecem, e com certeza que darão uma boa utilização dessas verbas.

Para encerrar o congresso, foi convidado como orador o Ministro Poiares Maduro, que tutela o poder local. Logo à sua entrada na sala, foi agraciado com um forte apupo, rapidamente silenciado, pois havia ainda discursos interessantes para ouvir, nomeadamente o recém empossado presidente do conselho directivo, o autarca Cândido Almeida. Não se intimidou perante tão ilustre convidado, e com uma rouquidão devido a uma gripe, lá foi fazendo o seu ataque ao governo, manifestando quais as intenções dos autarcas e das freguesias. Discurso forte que resumia de uma forma clara os assuntos debatidos e aprovados em congresso. Parabéns.

Termina o congresso com uma ruidosa manifestação contra o governo, personificado pelo Ministro Maduro, durante o seu discurso, que inteligentemente, nada dizia.

Sem comentários:

Enviar um comentário