Madeira do Avesso

Madeira do Avesso

segunda-feira, 23 de julho de 2012

O rescaldo

Enquanto Jardim dá um jantar as foliões do carnaval, é hora de fazer o rescaldo dos incêndios que varreram a Madeira de este a oeste.



Após tanta coisa que correu muito mal, ficamos mais uma vez com a sensação que a impunidade permanece nesta terra.

A Câmara de Santa Cruz, começa por, em pleno tempo de leste, autorizar uma queimada controlada!






A protecção civil que tanto tempo, meios e dinheiro gasta em simulacros, mostrou que é de um desnorte, tal foram as falhas que ocorreram!

Os bombeiros vindos de Lisboa,  que deveriam chegar logo pela manhã, chegaram, já quase à hora do almoço, e como se não bastasse esse atraso, só foram para o terreno 8 horas depois. Não sei o porquê dessa demora, mas se as pessoas sem treino e sem meios conseguiram salvar muitas casas, penso que estes bombeiros altamente especializados também conseguiriam!! Não quero que pensem que estou a criticar estes profissionais, se não foram antes foi concerteza porque estavam à espera de ordens.

Os soldados da paz ficam à mercê da solidariedade das pessoas, para terem o que comer!!! Pergunto se um plano de catástrofe (sim é um plano, não um improviso) não deveria prever alimentação para quem está a dar ao litro em condições extremamente adversas? Será que faltou comida na quinta magnólia? Será que os nossos bombeiros não merecem mais consideração?

Por fim a notícia de que o presidente da Câmara de Santa Cruz, que foi a mais fustigada pelos incêndios, no auge dos incêndios, vai a banhos ao Porto Santo, deixando a autarquia e a protecção civil municipal entregue a outros!!!

Senhor José Alberto Gonçalves, pode ir embora, pois foi você mesmo que demonstrou que não faz falta alguma!

Não posso terminar sem antes louvar os bombeiros, militares e todos os civis que durante dias a fio lutaram contra o fogo e evitaram que a catástrofe fosse ainda maior

10 comentários:

  1. UM INDEVIDO QUE PERANTE TAMANHA DESGRAÇA TEM A GRANDE LATA DE DIZER QUE OS MEIOS USADOS FORAM OS ADEQUADOS E SUFICIENTES NA MINHA OPINIÃO DEVERIA LOGO SER DEMITIDO E PRESO

    ResponderEliminar
  2. Inoperancia atroz da cupulas da Região!!!Meus caros amigos , ardeu tudo.Desde que me conheço nunca tinha visto tal desgraça.
    O fogo limpou quintais , jardins e Pomares .Os agricultores não têm nada para dar ao gado...mas muito do outro....esta na Quinta Vigia a encher a mula... Não têm vergonha nem discernimento para mais.

    ResponderEliminar
  3. pois onde devia arder n ardeu que era na casa deles DEUS me perdoo mas eles deviam sentir na pele o que o povo está sentindo

    ResponderEliminar
  4. Vocês são mesmo burros não ? Penso que neste momento o melhor é ter solidariedade não ? Em vez de se terem preocupados com os fogos, preocupam-se com a vida privada de um autarca ? Por amor de deus.
    Quem sabe ele não tem culpa do que aconteceu, ou tem ? quem tem culpa são os palhaços que insidiaram o mato à nossa volta, só pelo simples facto de gostarem de ver o fogo ou de ver os bombeiros a andar de um lado para outro.
    Voces em vez de se preocuparem com essas coisas preocupam-se com um autarca que antes de acontecer o que aconteceu, já estava de férias com a sua família no Porto Santo ? Penso que qualquer um tem direito a férias ou estou errado ? Olhem o parlamento nacional está agora de férias, porquê não pegam com essa merda também ?
    O que queriam que ele fizesse ? Quem é os profissionais dos fogos, são os autarcas ou os bombeiros ? Muitos ficaram preocupados com o autarca não ter dado a cara na televisão, querem que ele fique bonito na televisão ou faça o seu trabalho ?
    Sabiam que existe telemóveis ? Tipo, são outros meios de comunicação que servem para quem os usar estar sempre em contacto, este autarca que tanto dizem mal, esteve sempre em contacto com os nossos fantásticos profissionais, telefonava e recebia chamadas, mesmo estando no Porto Santo. Estava de férias muito antes de acontecer os fogos, quando aconteceu veio para a Madeira, viu que estava controlado, voltou para junto da sua família e quando voltou a piorar, resolveu voltar de vez.
    Vai preso por ajudar ? Vai preso por ter mandando vir carne, pães e outros alimentos para os nossos bombeiros fantásticos, isso também não é ajudar ?

    Dizem sempre mal, mas quando precisam de algo, se for preciso ficam a dar manteiga aos autarcas. Estes que no dia 20 de Fevereiro também ajudaram a população quando perderam tudo, agora com os fogos já os chateiam ? POUPEM-ME POR FAVOR... caiem na realidade.. OS PROFISSIONAIS SÃO OS BOMBEIROS e não os autarcas, eles só podem ajudar em outros meios.

    A demora que houve dos bombeiros de Lisboa pode ter sido para terem estratégias bem feitas para ajudar a nossa população, pela qual são uma cambada de ingratos.

    Não é preciso a casa do autarca arder para ele ter coração, tenho a certeza que sofreu como todos nós e não é falso como vós que só querem dizer mal de tudo e de todos em vez de serem solidários nestes dias tristes...

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo,
      Acho triste quem se esconde por trás do anonimato e não tem coragem de dar a cara. Só mostra cobardia e fraqueza de espírito.
      Quanto ao seu comentário, então acha bem que o presidente da câmara tem o direito de estar de férias no Porto Santo enquanto o seu concelho arde?!
      Fique sabendo que este presidente da câmara é também o responsável pela protecção civil municipal, que entre outros deveres tem de coordenar com a protecção civil regional, de modo a que os bombeiros saibam como chegar aos incêndios, onde existe populações em risco, etc.
      Há situações que por muito que se queira não têm defesa possível!

      Eliminar
  5. Meu caro Duarte Caldeira Ferreira, os outros anónimos falaram e continuaram anónimos... ! mas isso nao interessa para aqui!

    O que interessa é o seguinte, este autarca já tinha marcado as suas férias já muito antes das coisas começarem a arder quase de certeza, ele tem todo o direito de estar de férias, ele não sabia de certeza que iria haver fogo durante as suas férias..
    Ele viu as coisas a piorarem no primeiro dia que pensava ter férias, e veio no mesmo dia ao fim da tarde, teve cá a ajudar, falou na televisão e tudo.. no outro dia foi para o Porto Santo para junto da sua família para se preparem de certeza a virem todos embora se as coisas piorassem, o que aconteceu no fim de semana
    O seu concelho arde por causa de mãos criminosas e ele não tem culpa que esses fdps façam isso. Que querias que ele fizesse ? Desse a cara na televisão só para ficar mais bonito ? Que pegasse nas mangueiras e fosse ajudar ? Um homem que já vai para os seus 70, acha que tem a força no seu corpo que nem você ou eu ?
    Ele ajudou e muito os bombeiros, deu alimentação, bebida, por telemovel seja cá ou no Porto Santo esteve sempre em contacto com as autoridades quase de certeza digo isto, porque sei de alguem que telefonava ao senhor presidente da Câmara Municipal a avisar dos fogos e um tempo depois lá estavam eles.
    Quando a Achadinha na Camacha começou a arder as coisas até estavam controladas pela população, mas quando piorou telefonaram ao presidente e este com todo o seu empenho telefonou a uma unidade de bombeiros que foram logo para lá...

    Como vê há sempre outros meios para ajudar e não é aparecer só na televisão...
    Leu o jornal da madeira de ontem ou o diario ? Ele também procurou casas que se lixaram e diz que vai ajudar em material de construção isso também não é bom ?

    No 20 de Fevereiro que foi uma grande lástima, muitas vidas foram perdidas e casas que se destruíram muitas pessoas pediram ajuda e a tiveram..

    Os bombeiros sabiam sempre onde chegar aos incêndios, pois a população disse, outras pessoas que trabalham com o nosso presidente avisaram também.

    Todos nós sabemos sempre reclamar das coisas e dizer mal de tudo, mas quando queremos algo da Câmara sabemos pedir licenças e tal para casas e outras merdas..

    ResponderEliminar
  6. é triste ver o povo dizer mal em vez de sermos todos solidários e compreender que os profissionais são os bombeiros e não os autarcas que não podem fazer muito a não ser estar no terreno, falar com o povo e com os profissionais

    ResponderEliminar
  7. tem razão, dizer mal todos sabemos, pena que dizer bem ninguém sabe !

    ResponderEliminar
  8. Minha gente voces dizem mal de tudo o que ele fez durante os fogos, e o que ele fez de bem para a autarquia ?

    Percebo que as pessoas estejam revoltadas, mas tenho a certeza que o senhor presidente tinha marcado as suas férias e sem contar que houvesse fogos, e têm razão ele coordenou tudo mesmo estando de férias..
    qualquer um tem direito a férias e o deste autarca foram logo coincidir com a semana que começou os fogos, que culpa ele tem ?

    Olha lá, o Passos de Coelho vai de férias não querem pegar com isso ?

    A merda disto é serem PSD, se fosse outro partido vocês calavam-se

    ResponderEliminar
  9. Lembre-se,... tudo tem retorno.. sempre ouvi dizer que tudo o que retiramos do mar ele vai buscar um dia..

    E essa vossa revolta, maldade por um autarca, vocês podem tê-la de volta para vocês

    ResponderEliminar