Madeira do Avesso

Madeira do Avesso

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Sinais de Mudança

Desde que tenho memória, que sempre vi Alberto Joao Jardim à frente dos destinos da Madeira, hoje, com 42 anos, finalmente sai do poder. Tarde de mais, deixa a região num estado lastimável, sem parte da autonomia conquistada com Abril, com uma dívida quase impagável, e com uma democracia muito pobre.
Sempre exerceu o poder de uma maneira musculada, calando todos aqueles que ousavam enfrentá-lo, dando privilégios aos amigos e pouco mais.
Muitos dizem por aí que a Madeira deu um salto de gigante pela sua mão, errado. A Madeira, tal como o restante país deram um salto de gigante com o aparecimento da democracia e a consequente entrada para a velhinha CEE. É preciso que se quebre um mito, a Madeira não era mais atrasada que o restante país (com excepção para Lisboa e Porto), estava ao mesmo nível, e até superior se compararmos com o Portugal profundo.
Jardim fez o que lhe competia enquanto governante. Trouxe à região melhor educação, melhor saúde, melhores vias de comunicação.
Esqueceu-se (e digo esqueceu-se para ser simpático), foi de dar boa educação aos madeirenses. Esqueceu-se de criar uma sociedade pensadora, crítica, que questionasse. Esqueceu-se da cultura, esqueceu-se de criar uma sociedade sustentável, esqueceu-se de como fazer contas, de como manter a casa arrumada, gastando o que podia pagar.
Jardim criou um monstro, criou compadrios, gerou amigos ricos, manteve muitos pobres, digo até, muitos miseráveis.
Jardim sai pela porta pequena, sai derrotado. O seu PSD rendeu-se à oposição. Finalmente o PSD aprendeu com a oposição e com ar triunfal exibe as boas propostas da oposição. Parabéns, antes tarde do que nunca.
Fico feliz ao ver o PSD aprovar a redução do Jackpot escandaloso que durante anos alimentou a máquina do PSD e guloso como é, também gerou uma dívida gigantesca dentro do próprio partido.
Vejo que o PSD renovado com os velhos do costume, afirma que não fará mais campanhas astronómicas, fará campanhas como os restantes partidos, com moderação, a acompanhar os tempos de crise. Tem graça que o renovado líder tenha terminado no final do ano passado uma campanha interna em que seguramente gastou mais dinheiro que muitos partidos numas eleições regionais.
Vejo também o PSD a aceitar o debate com a oposição sobre os transportes, mais uma vez estamos de parabéns, conseguimos que o PSD evoluísse mais um pouco, que visse mais além. E sim, digo ao renovado líder do PSD que é possível, desde que enfrente os seus amigos que dominam esse sector. Sei que o seu contributo enquanto partido da oposição na próxima legislatura será importante nessa matéria.
Afinal precisamos de um novo hospital, é verdade Sr. Presidente do PSD, pode mais uma vez se juntar a nós na defesa de mais e melhor saúde. Seja bem vindo. Tenho pena que não tenha aproveitado os últimos anos que aquele que o Sr. representa na Madeira, para fazer pressão e assim termos tido o contributo do governo da república.
Noto uma outra grande evolução, pois ao contrário daquilo que fez enquanto esteve à frente dos
destinos da cidade, junta-se novamente aos restantes partidos e quer que a oposição passe a ter voz no dia da cidade. Sugiro que seja apresentada uma proposta conjunta, pois não quero que o Sr. não tenha voz no próximo 1 de Julho. Terá com certeza o seu tempo de intervenção.
Quer limitar os mandatos do presidente do governo regional a 12 anos. Muito bem, faremos o nosso trabalho na república para que as estruturas nacionais apresentem essa proposta. Estou certo que fará o mesmo.
Estou certo que a próxima legislatura será uma legislatura fácil, sei que pelo menos nestas matérias, poderemos contar com o PSD enquanto partido líder da oposição, para implementar todas as medidas
que reivindicamos há anos.
Está de parabéns Sr. Dr. Miguel Albuquerque, soube evoluir. Percebo que os anos de autismo político em que viveu, fechado no casulo laranja, não tenham dado para perceber como é que muitas destas coisas se fazem, mas esteja descansado, percebi pelo seu discurso que estaria disposto a perder muito
tempo a estudar estes dossier todos, à procura de soluções. Escusa de gastar energias nessas matérias,
nos já as estudamos, temos soluções é só continuar a seguir-nos.

1 comentário:

  1. tudo bem escrito com pequenos lembretes e reparos. Os amigos ricos não são só do PSD, também os há no PS. O dinheiro do jackpot é para todos e não só para o PSD.
    nestes anos todos, no meu ver, o PS pecou num aspecto. Nunca apresentou um candidato forte. Forte ao ponto de abalar o grande "chefe". O Trindade, que era o maior trunfo, nunca quis ser. Vá lá saber-se porquê......
    Espero que o CDS e o PS aprendam com o que aconteceu no PSD e renovem. Mas renovem a sério. Acordem, pois as campanhas não se fazem só no ano de eleições. Não durmam à sombra de ter ganho algumas câmaras. Pois num estalar de dedos as perdem.
    Um abraço e continue nas suas lutas. Essas sim devem de permanecer tal como estão.

    ResponderEliminar