Madeira do Avesso

Madeira do Avesso

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

As obras inacabadas de jardim

 Há já uns bons anos atrás, de visita à cidade de Barcelona, durante um passeio no "Barcelona Bus Turistic", sempre que avistávamos o templo da Sagrada Família, a guia dizia "la obra inacabada de Gaúdi", e tanto ouvi essa frase, que não consigo me esquecer dela. Quando lá se chega, percebe-se a dimensão e beleza da obra, assim como o trabalho de minúcia, justificando o tempo que tem demorado a sua construção.


Esta semana, aqui na nossa ilha, lembrei-me mais uma vez dessa mesma frase, por causa do incêndio que ocorreu no túnel que liga a Madalena do Mar ao Arco da Calheta, com um veículo pesado.



Este túnel, inaugurado nas vésperas das eleições regionais de outubro de 2011 com toda a pompa e circunstância é um caso evidente de uma das muitas obras inacabadas de Jardim
Durante essa inauguração, Jardim ainda teve a lata de dizer as seguintes palavras "As obras estão aqui, podem dizer mal da gente, estas obras ninguém nos tira
No Telejornal da RTP-M de ontem, dia 29-1-2013, o administrador das Estradas da Madeira, Eng. Francisco Tabuada admitiu que estas obras não estavam concluídas, pois não apresentam meios de segurança contra incêndios e extracção de fumos, mas que mesmo assim ofereciam mais segurança do que as estradas antigas, referindo-se inclusive ao túnel que vai desde a vila de São Vicente até à Fajã da Areia. Ora a ligação da vila de São Vicente à Fajã da Areia, além de ser uma bonita estrada à beira mar, tem excelentes condições e óptimo piso e é extremamente segura.
Caso queiramos abrir um negócio qualquer, se não conseguirmos cumprir com todas as regras de segurança, com certeza que não nos deixarão abrir portas! Porque é que no caso do governo regional essa regra já não é válida quando existe uma necessidade extrema de inaugurações?
Francisco Tabuada afirmou também que com as dificuldades financeiras que a região sente, deveremos assistir a uma diminuição dos níveis de seguranças e dos pisos que deixarão de ser óptimos!
Estando as principais estradas da Madeira concessionadas às empresas Via Expresso e Via Litoral, não tendo havido qualquer renegociação dos contratos de concessão entre o governo e essas mesmas concessionárias, não percebo porque é que há-de haver uma menor manutenção das estradas e uma consequente diminuição na segurança e conforto das mesmas?

Poderia falar aqui de muitas outras obras inacabadas de Jardim, mas tornaria-se exaustivo e falarei à medida que haja algum motivo especial de interesse, pois o simples facto de serem apenas obras inacabadas de Jardim, deixaram de ser motivo especial, para ser apenas vulgar ao contrário do que se passa em Barcelona com a especialíssima obra inacabada de gaúdi!

Fonte: dnoticias.pt, dn.pt e rtp.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário