Madeira do Avesso

Madeira do Avesso

domingo, 19 de maio de 2013

Os nossos grandes estádios


E porque hoje sé se fala de futebol, vamos lá falar um pouco desse tema.

Hoje fui ao Estádio da Madeira assistir ao último jogo da época do Nacional. Não porque seja grande adepto do futebol, mas sim porque dois dos meus filhos são atletas desse clube e desfilaram no campo no intervalo do jogo.
Com este desfile, muitos pais que habitualmente não assistem a jogos de futebol, lá rumaram ao frio da Choupana e assistiram ao Nacional - Académica. 
Para que a festa fosse maior, o Clube Desportivo Nacional, abriu e bem, as portas do estádio a todas as pessoas que quisessem assistir gratuitamente ao jogo.
Como seria de esperar, houve festa nas zonas super altas antes do jogo, durante e depois. Houve banda de música, houve cantores amadores, houve cantores pimba e houve também cantores cómicos. Houve também barracas de comes e bebes de algumas modalidades amadores. Os pais colaboraram e lá se fez a festa.

Há hora marcada, lá rumamos para o interior do estádio e como fui dos últimos a entrar, estava já preocupado pois queria arranjar uns lugares bons para mim, para a minha mulher e para os meus filhos. 
Quando entrei, lugares era coisa que não faltava. Escolhi o melhor que encontrei e assisti à vitória do Nacional por 2-1.

Como já referi antes, não sou um grande apreciador desta modalidade, então fui assistindo ao jogo e olhando aos pormenores do estádio e pus-me a pensar.

Para quê um estádio com aquela dimensão, se no último jogo da época, com as entradas gratuitas e com o desfile dos pequenos atletas, as bancadas estavam com pouco mais do que meia lotação ocupada? Para quê a megalomania desta terra, em que desde que seja para gastar dinheiros públicos, os nossos governantes estão sempre prontos?

Descendo um pouco e olhando para a obra inacabada do Estádio dos Barreiros, que já há muito tempo que tem apenas uma bancada em utilização e que até pode encher lá quando o rei faz anos, fico a imaginar como ficará permanentemente vazio quando a obra ficar concluída?

E para que este texto não seja demasiado longo, é melhor nem falar dos restantes campos de futebol, que no total perfazem o número de 37 na região!

E assim vai a Madeira Nova!

Sem comentários:

Enviar um comentário