Madeira do Avesso

Madeira do Avesso

sábado, 11 de maio de 2013

Mudança I


Ontem durante a tarde, acompanhei o Paulo Cafôfo, juntamente com apoiantes dos diversos partidos que constituem a coligação "Mudança" e levei o meu filho Manuel Tiago, para que desde cedo compreenda o que é um projecto de cidadania.

E é precisamente a cidadania um dos pilares desta candidatura, em que todos temos de nos envolver e dar o nosso contributo para que o Funchal recupere a sua imponência e o seu lugar num mundo cada mais competitivo e próspero.
A iniciativa de hoje foi dedicada ao comércio que definha de dia para dia , numa luta diária pela sobrevivência. Foi um entra e sai em inúmeras lojas, cafés e restaurantes, para compreender os problemas dos comerciantes e procurar as soluções de um dos sectores mais afectados pela má gestão a que o Funchal tem sido sujeito nos últimos anos.

A proliferação de centros comerciais e de mega lojas, a grande maioria na periferia do Funchal, fez com que as pessoas cada vez fossem menos ao centro do Funchal, condenando esse comércio tradicional e tão característico de qualquer capital europeia. 

Cabe-nos a nós enquanto cidadãos, contrariar essa tendência e fazermos o que fazíamos no passado. Ir "à cidade" fazer as compras, passear com os nossos filhos, sentarmos-nos numa esplanada e viver a cidade!
Se fizermos o nosso papel, recuperaremos o cosmopolitismo da "esquina do mundo" e com isso o Funchal será com toda a certeza uma cidade muito mais interessante e faremos com que os turistas se sintam bem cá, que queiram cá voltar e que recomendem aos seus amigos.

Assim seremos competitivos e quando aí chegarmos, o comércio tradicional nada terá a temer e terá a prosperidade que todos nós ambicionamos.

1 comentário: