Todas as semanas vou à Zona Velha da Cidade e todas as vezes penso no salto que esse espaço nobre da cidade deu.
O único local sem marquises |
Após umas décadas de decadência, eis que há meia dúzia de anos atrás a Zona Velha volta a figurar no mapa da cidade, sem vergonha e a competir com qualquer cidade velha da Europa, com tudo o que há de bom e com os defeitos que também apresenta.
Quando nos finais da década de 80 do século passado, comecei a dar as minhas primeiras saídas à noite, lá de vez em quando acabávamos na Zona Velha a comer um prego na Muralha, ou no Banana's.
Inexperiente nessas andanças, não andávamos muito à vontade por lá, devido a alguma criminalidade que existia, e à degradação bem patente em quase todos os edifícios.

Os bares modernizaram-se, abriram muito mais e toda aquela zona passou a fervilhar nas noites de fim de semana, até que, há poucos meses atrás a Câmara Municipal do Funchal resolveu matar esse pólo de diversão nocturna, obrigando a fechar às duas da manhã! Sim eu sei que vivem lá pessoas, assim como no Bairro Alto em Lisboa e há décadas que esse bairro Lisboeta mantém a sua dinâmica nocturna, convivendo bem com os moradores.
Toda dinâmica da Zona Velha nada deve à Câmara Municipal do Funchal e ao seu Presidente Miguel Albuquerque, que mais não fez além de autorizar as marquises que implantaram à frente de vários restaurantes, fechando por completo o Largo do Corpo Santo e alguns passeios junto ao Campo Almirante Reis.


Está na altura de olhar para estes núcleos importantíssimos da cidade com muita atenção, com planeamento em todos os níveis,nomeadamente urbanístico, social, do comércio e turístico!
Acabem lá com as marquises, devolvam o espaço aos cidadãos, o que não faltam são restaurantes dessa zona, dispensando assim esses acrescentos que só atravancam a Zona Velha.
Pensem nesse jardim, façam-no com um projecto único. Criem um espaço alternativo ao Parque de Santa Catarina para espectáculos culturais, verão que todos os comerciantes dessa zona agradecem.
Sem comentários:
Enviar um comentário