Madeira do Avesso

Madeira do Avesso

quarta-feira, 1 de maio de 2013

1º de Maio, o dia do trabalhador

Comemora-se hoje mais um dia do trabalhador, um dia após o Conselho de Ministros, onde foi aprovado o Documento de Estratégia Orçamental.


Desse documento ficámos a saber que o Governo da República pretende cortar mais 6,2 mil milhões de euros à despesa do estado, continuando assim com a sua estratégia de empobrecimento do País e assim ter argumentos para agravar os cortes no estado social conquistados em Abril de 74.

Após a fita ensaiada pelo CDS de Paulo Portas, na passada semana, em que se insurgiu contra as medidas apresentadas por Vítor Gaspar em pleno Conselho de Ministros, eis que aprova este documento que pretende repor em 2014 os cortes aos trabalhadores de 2012 colocando a despesa ao mesmo nível em percentagem do PIB que nesse ano. Não sabemos como irão ser efectuados estes cortes, mas a ver pelos dois últimos orçamentos inconstitucionais, não ficarei surpreendido se novamente ignorarem a nossa constituição! 

Numa atitude ameaçadora, querendo incutir o medo nas pessoas, Gaspar diz que temos 3 alternativas. A falência de Portugal, com consequente saída do Euro, outra hipótese é a permanência permanente da Troika em Portugal, com a consequente perda de soberania e por fim a sua solução, o empobrecimento do país, com a permanente redução da despesa, até que os Portugueses praticamente tenham de pagar para trabalhar, em que o estado social será uma mera miragem, em que todos os direitos adquiridos sejam perdidos para sempre.

À conta da visão neoliberal deste governo de Passos, Gaspar e Portas recusam-se a ver a quarta alternativa, que é o caminho da prosperidade, do desenvolvimento e do crescimento! Para isso há que se juntar aos restantes países do Sul da Europa e baterem o pé ao norte e dizer basta à austeridade! Chega desta vergonha europeia, há que voltar à Europa solidária, há que pôr fim a estas políticas em que os países ricos ganham imenso dinheiro através da especulação da dívida dos países em dificuldades, há que pôr fim às diferenças na Europa, em que são aplicadas medidas diferentes conforme os países! Enquanto não caminharmos para um federalismo, para uma união política, para um sistema fiscal único, não teremos justiça nesta Europa, muito diferente da inicialmente pensada!
Este quarto caminho assente no crescimento do PIB, no aumento do poder de compra é o caminho que temos de defender! 
Temos de recuperar a atractividade de Portugal para os investimentos estrangeiros! 
Temos de recuperar o investimento em energias alternativas, contribuindo assim para a inversão da balança comercial e também para a diminuição dos nossos custos com emissões de CO2.
Temos de criar qualidade, apostar numa industria competitiva, apostar no conhecimento, nomeadamente na área de programação, onde somos realmente bons ao nível mundial.
Temos de recuperar a nossa principal exportação, que é o turismo, criando condições para nos tornarmos realmente competitivos num mercado muito feroz, onde já fomos muito bons, onde vendíamos qualidade, onde gerávamos um sentimento de querer voltar!

E com esta estratégia de Gaspar pergunto se haverá motivos para comemorar o dia do trabalhador? 
Quase um milhão de desempregados no País, 25.000 na Madeira! A ameaça do desemprego permanente sobre a cabeça de todos nós, as condições cada vez mais precárias do emprego, os salários em atraso mais que comuns, a falta de esperança, o desespero da emigração como solução para a decência, enfim um sem fim de sentimentos e realidades!

Hoje no dia um de Maio, dia em que muitas famílias iam passear às Serras, fazer os tão típicos piqueniques, outras optavam também por passeios, mas com almoços em restaurantes, temo que seja uma ínfima parte do que já foi no passado! Muitos por não poderem financeiramente comemorar, outras por não terem força anímica pois os medos são muitos, outros simplesmente porque já não estão cá!

Sem comentários:

Enviar um comentário