Madeira do Avesso

Madeira do Avesso

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Um Presidente, Uma Maioria, Dois Governos!

A cada fim de semana que passa, somos presenteados com mais um (ou mais) avanço ou recuo, conforme a vontade do governo 1, ou do governo 2.

Este que passou, não foi excepção! 
No fim de semana anterior, mais precisamente no dia 3 de Maio, o Primeiro Ministro Passos Coelho, comunicou ao país as decisões do governo 1. Mais austeridade, mais cortes, mais impostos (ou taxas como querem agora dizer) mais desemprego na calha, novas previsões de receita e de cortes, que como já sabemos, irão novamente falhar.
Nesse mesmo fim de semana, no domingo, Paulo Portas comunicou ao país que foi autor de várias medidas do governo 1, mas que como responsável pelo governo 2, nunca aprovaria a taxa (ou imposto) sobre os reformados.

Durante a semana, algumas dessas medidas anunciadas pelo governo 1 e aprovadas pelo governo 2, foram sendo descortinadas. 
Entre elas quero salientar a lei da mobilidade. 
Ao contrário de qualquer lei laboral, ao contrário de qualquer contrato social, então não é que os líderes desses governos decidiram mandar uns quantos funcionários públicos para essa mobilidade e durante esse período vão perdendo o salário gradualmente, até que ao fim de 18 meses vão para casa a receber ZERO! 
Para compensar esta mobilidade, aumentam a carga horária semanal e aumentam um ano à idade de reforma! Ou seja, esse supostos excedentários não estão a mais! Passarão a estar com estas duas últimas medidas que mencionei.

Entretanto e voltando à medida que o governo 1 apresentou e que o governo 2 disse que nunca aprovaria, ficamos a saber que a taxa em questão é de, imaginem só, 10%!

Este fim de semana, foi convocado mais um Conselho de Ministros extraordinário (penso que já são mais os extraordinários do que os ordinários) e não é que o governo 2 afinal aprovou a taxa nas pensões!
Após isso foi um ver se te avias aos apoiantes dos 2 governos a clamarem vitória.
Os do governo 1 aplaudem o retirar de mais 10 % das pensões dos reformados, com o argumento que assim a troika manda mais uns milhões de euros, e os do governo 2 aplaudem, pois dizem que a medida será facultativa e que deverá ser aplicada apenas se as coisas correrem mal! Estes governos já acertaram numa previsão? Já alguma receita/corte foi melhor do que o previsto? Não, logo, daqui a dias lá irá à vida mais uma parte da reforma dos meus pais!


Entretanto e como seria previsível, já várias forças do país,  disseram que iriam remeter estas decisões para o Tribunal Constitucional, e como falamos muito de previsões, provavelmente haverá novo chumbo! 
A haver esse chumbo, irá o Presidente continuar a assobiar para o lado e ficará a cuidar das laranjas do Palácio de Belém?

Sem comentários:

Enviar um comentário