Madeira do Avesso

Madeira do Avesso

domingo, 5 de maio de 2013

Mas que raio de governo é este?

Mas que raio de governo é este que tem os nossos destinos nas suas mãos?

Sexta feira o Primeiro Ministro anuncia uma data de medidas novamente bastante penalizadoras para os funcionários públicos e pensionistas. Diz que é a única saída para colmatar o chumbo do Tribunal Constitucional ao Orçamento de estado de 2013, nunca diz que esse Orçamento foi chumbado pela incompetência do seu governo em conseguir fazer um orçamento que seja legal!
Os pontos chumbados pelo TC do OE2013 perfaziam um total de 1.300 milhões de euros, Passos anuncia cortes na ordem dos 4.800 milhões de euros! Esqueceu-se de referir novamente que os 3.500 milhões de euros a mais vêm novamente da sua incompetente equipa em acertar com as medidas mais correctas para o país e também das suas previsões falharem SEMPRE!

No dia seguinte, de modo a comprometer o seu parceiro de coligação, o líder do PSD, afirma que "várias medidas de austeridade decorrem do talento de Portas", tentando assim evitar cenas do passado em que Paulo Portas, após o anuncio de medidas penalizadoras veio a público dizer que não concordava com o rumo do governo!

O que Passos Coelho já deveria de saber é que Paulo Portas já anda nestas lides há muito mais tempo do que ele e que manha é coisa que não lhe falta. Assim sendo no dia seguinte a esse elogio é chegada à vez de Paulo Portas falar ao País.
Agradeceu os elogios de Passo Coelho, assumiu algumas medidas, mas fez questão de se vangloriar com a idade da reforma ter ficado nos 66 anos, ao contrário dos 67 que Passos pretendia! Mas a rasteira ainda estava para chegar. 
Deixou para o fim do seu longo discurso a questão da taxa anunciada aos pensionistas. Disse frontalmente que nunca aceitaria tal medida "é fronteira que não posso deixar passar".
Como será de esperar, Portas tem já medidas alternativas e quando forem conhecidas, vão todos os centristas gritar a plenos pulmões, que se não fosse o CDS, a situação dos portugueses seria muito piores! Com esta estratégia, Passos Coelho ficará novamente como o odioso do governo e Paulo Portas como o grande salvador. E novamente Portas passa a perna a Passos!

Entretanto o governo que tanto tenta preservar a sua imagem no exterior, tentando mostrar coesão, lá vai dando estas cambalhotas!

E assim temos o Governo de Portugal em que o Primeiro Ministro anuncia medidas que irão ser aplicadas sobre os portugueses e passado dois dias o homem mais poderoso de Portugal, o Ministro dos Negócios Estrangeiros,  diz que medidas aprovadas no Conselho de Ministros em que ele esteve presente e que as aprovou, afinal não concorda com elas e que nunca as deixará passar!

Mas afinal, as medidas foram ou não aprovadas em Conselho de Ministros? Paulo Portas aprovou-as ou não? Se não foram aprovadas, porque é que foram anunciadas? Se existirão medidas menos penalizadoras porque é que as têm na gaveta? Se não é necessária tanta austeridade como afirmou Paulo Portas, porquê criar a tal almofada financeira para o futuro? 

Volto novamente a perguntar,

Mas que raio de governo é este?

Sem comentários:

Enviar um comentário